top of page
  • Foto do escritorFaculdade FAVENI Solidão

Como escolher uma pós-graduação: o que você precisa saber!



Para colher bons frutos, você precisa saber como escolher uma pós-graduação.

Embora não existam dúvidas sobre a importância da qualificação profissional, alguns fatores devem ser considerados.

Afinal, não se trata apenas de ter um título a mais no currículo. Já que vai fazer o investimento, faça essa experiência valer a pena!

Vamos falar neste artigo sobre como a pós-graduação pode contribuir com a sua evolução e apontar quais fatores merecem uma atenção especial ao decidir qual curso fazer.


Por que fazer uma pós-graduação é tão importante para a sua carreira?

Antes de explicar como escolher uma pós-graduação, a gente gostaria de falar sobre como essa formação é capaz de impactar profundamente a sua carreira.

Já não é de hoje que a graduação deixou de ser um diferencial para se tornar algo básico no currículo dos profissionais. 

Quem pretende se destacar deve continuar os estudos.

Isso não quer dizer que você não possa aprender a partir de suas experiências de trabalho. É claro que elas são fundamentais para o seu desenvolvimento.

Porém, todo profissional precisa se manter atualizado. Nesse sentido, nada melhor do que investir em educação continuada.

Do contrário, você corre o risco de se tornar ultrapassado e obsoleto dentro das empresas. 

Ninguém quer passar por isso, certo?

Quem vai em busca de conhecimento e atualização é visto com outros olhos pelos empregadores. Afinal, estamos falando de uma atividade proativa, capaz de agregar valor não só para o profissional como também para as organizações.

Quando o assunto são as vantagens da pós-graduação, a gente pode aprontar algumas das principais:

  • tornar-se um especialista;

  • atualizar os conhecimentos;

  • ganhar novas habilidades;

  • aumentar o nível de empregabilidade;

  • conseguir oportunidades melhores;

  • conquistar um novo emprego;

  • ocupar cargos mais altos;

  • ter um aumento de salário;

  • destacar-se no mercado;

  • ser visto como autoridade na área;

  • entre tantas outras.

A partir disso, dá para perceber que a pós-graduação tem o poder de elevar sua carreira a outro nível. Portanto, se você deseja ter sucesso na vida profissional, não hesite em apostar nessa formação.


Continue lendo após o anúncio!




Como escolher uma pós-graduação: 6 fatores que devem ser levados em conta


Para tirar o máximo de proveito dessa experiência, é fundamental fazer uma avaliação cuidadosa antes de se inscrever no curso.

Veja a seguir quais são os principais pontos que você precisa considerar:



1. A situação do mercado de trabalho e da sua área de atuação


Quando a gente olha para a realidade do mercado, é possível perceber o quanto a qualificação profissional faz toda a diferença. Sobretudo em tempos de crise, quando as taxas de desemprego estão em alta, ela se torna ainda mais relevante.

O problema é que nem sempre os conhecimentos fornecidos pela pós-graduação são bem aproveitados. E por que isso acontece?

Muitas vezes as pessoas escolhem um curso sem avaliar de verdade o quanto tal especialização vai ser útil para a sua área de atuação.

Ainda, pode ser que a escolha seja feita pensando apenas no emprego atual, sem considerar as demandas de cada setor ou os interesses pessoais.



2. Seus objetivos de carreira


Onde você se vê trabalhando daqui a 5 ou 10 anos? Em quais tipos de projeto gostaria de atuar? Quanto espera receber de salário?

Embora sejam bem diferentes, essas perguntas têm algo em comum: dizem respeito aos seus objetivos profissionais.

Saiba que eles precisam ser priorizados na hora de escolher um curso de pós-graduação. Afinal de contas, a ideia é que a formação ajude você a atingi-los, certo?

Caso você tenha dúvidas, pense melhor e reflita com calma. Monte um plano de carreira e anote quais são seus principais objetivos.

A partir disso, você tem mais pistas para descobrir qual curso é o mais adequado.





3. O momento de vida em que você está


Lembre-se de que, ao começar uma pós-graduação, você vai precisar conciliar trabalho e vida acadêmica. Isso demanda boas doses de organização, disciplina e foco.

Sabendo disso, veja se você realmente tem disponibilidade para comparecer às aulas, fazer os trabalhos, estudar para as provas etc.

Por se tratar de uma experiência valiosa, é necessário se dedicar de verdade para aproveitar tudo o que ela pode oferecer.

Mas fique tranquilo, pois as instituições costumam oferecer cursos em horários e dias da semana nos quais quem trabalha pode comparecer.

De qualquer forma, é bom conferir todos esses detalhes antes de fazer a matrícula.



4. Os tipos de pós-graduação oferecidas na sua área


Além de atender diferentes campos do conhecimento, a pós-graduação pode ser de dois tipos: lato sensu e stricto sensu.

Os cursos de pós-graduação lato sensu incluem as especializações e os MBAs, que são mais voltados para a atuação no mercado de trabalho.

Por isso, geralmente são procurados por profissionais que buscam conhecimento para aplicar na própria rotina laboral.

Já os cursos do tipo stricto sensu incluem os mestrados e doutorados. Ou seja, são formações focadas no mundo acadêmico.

Sendo assim, quem busca esse tipo de formação são aqueles que desejam trabalhar com pesquisa ou dar aulas no ensino superior.

Dessa forma, fica mais fácil entender por que os cursos em uma mesma área podem ter abordagens tão diferentes. Cada tipo serve a propósitos de carreira específicos.



5. A qualidade do curso escolhido


Pode ser que você encontre diferentes cursos voltados para a mesma área. E aí, muitas dúvidas começam a aparecer.

Além de entender a abordagem de cada um, não deixe de buscar o máximo de informações possíveis sobre a qualidade dos cursos.

Afinal, estamos falando de um grande investimento na sua carreira.

Dê uma olhada na matriz curricular, nas notas recebidas por meio de avaliações e, se possível, converse com ex-alunos para pedir a opinião deles.



6. O peso da instituição de ensino


Por fim, não deixe de considerar também a relevância da instituição de ensino onde você pretende estudar.

Se a instituição não tiver autorização do MEC para oferecer o curso, tire ela da sua lista logo de cara.

É fundamental que você aposte suas fichas em uma universidade que seja referência em sua área de atuação. Depois de se formar, você vai carregar o nome dela no seu currículo.

Além disso, quando se estuda em uma instituição renomada, as chances de aprender com os melhores profissionais do mercado e ter oportunidades de troca valiosas são bem maiores.



Então, já sabe como escolher uma pós-graduação?

Se você levar em conta os fatores listados aqui, não vai ter erro!

Isso porque, ao dominar a arte de como escolher uma pós-graduação, você tem o que precisa para começar o curso certo, no lugar certo.

Quer aproveitar para já descobrir que tipo de pós-graduação tem mais a ver com você? Entre em contato conosco para saber as pós-graduações disponíveis!


1 visualização0 comentário

留言

評等為 0(最高為 5 顆星)。
暫無評等

新增評等
bottom of page