top of page
  • Foto do escritorFaculdade FAVENI Solidão

Qual a diferença entre o Tecnólogo e o Bacharelado?

Escolher o curso de graduação é um passo muito importante na vida de qualquer estudante, mas as decisões não param por aí. Ainda é preciso escolher o formato dessa graduação que você vai fazer. Aí pode pintar a dúvida: qual é a diferença entre tecnólogo e bacharelado?

A seguir, vamos tirar suas dúvidas sobre esses dois formatos de graduação, listar as principais diferenças entre eles e mostrar o que você deve considerar antes de escolher entre um curso tecnólogo ou um bacharelado.


Qual a diferença entre tecnólogo e bacharelado?


Entre as principais diferenças entre tecnólogo e bacharelado, estão a duração do curso, o foco e o tipo de diploma emitido para o graduado.


Duração

A duração do tecnólogo é de 2 a 3 anos. Já a duração do bacharelado pode variar entre 3 e 6 anos.


Foco

O curso tecnólogo foca nas necessidades atuais do mercado de trabalho e visa à formação de profissionais capacitados para atuar em uma profissão específica. Durante a graduação, o aluno estuda, principalmente, disciplinas práticas, que irão capacitá-lo para atender às necessidades do mercado.


Os cursos de grau tecnológico são classificados pelo MEC como cursos superiores de tecnologia e são divididos por área de atuação, indo desde Segurança até Meio Ambiente e Saúde.

Já o bacharelado tem o objetivo de formar profissionais generalistas. Por isso, durante a graduação, o aluno estuda disciplinas teóricas e práticas que oferecem um panorama amplo da área.

Ao obter o diploma de bacharel, você poderá atuar em vários campos de sua área de conhecimento, podendo ingressar no mercado de trabalho ou seguir carreira acadêmica.

Resumindo, o bacharelado enfatiza teorias e conceitos avançados, enquanto o tecnólogo enfatiza a aplicação e implementação práticas. 


Tipo de diploma


Bacharelado

O aluno se forma como bacharel. Com esse título, você pode exercer profissões como arquiteto, engenheiro, médico e advogado, e pode usá-lo em concursos públicos de nível superior.

Como bacharel, você não estará habilitado a lecionar em escolas, mas poderá dar aulas em faculdades, caso conclua o mestrado.


Tecnólogo 

Com o título de tecnólogo, você poderá ingressar mais rápido no mercado de trabalho em sua área específica de atuação. Além disso, também poderá participar de concursos públicos que exijam nível superior ou seguir carreira acadêmica.


Há diferenças entre os diplomas?


Os diplomas de um curso superior em tecnologia e de bacharelado têm o mesmo peso no mercado de trabalho. Com o documento em mãos, é possível aprofundar seu conhecimento teórico cursando MBA ou Especialização, mestrado ou doutorado e até participar de concursos públicos.


Agora que você já descobriu as diferenças entre bacharelado e tecnólogo, que tal escolher o seu curso e fazer a sua inscrição com a gente? Você pode realizar a sua redação de forma on-line e, se aprovado, faz a sua matrícula 100% on-line sem precisar sair de casa. Se preferir, também há a possibilidade de utilizar a sua nota do ENEM - para ingressar em uma das melhores universidades particulares do Brasil. Inscreva-se agora: Clique aqui!

Commentaires

Noté 0 étoile sur 5.
Pas encore de note

Ajouter une note
bottom of page